Encontro Nacional de Jovens Jornalistas
- Dinis Marques
- 30 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2022
Na última quarta-feira, dia 27 de abril, jovens jornalistas de todo o país reuniram-se na sede do nosso agrupamento, a Escola Secundária Eça de Queirós, para o primeiro Encontro Nacional de Jovens Jornalistas. A iniciativa foi do EçaNews, jornal digital do nosso agrupamento, em parceria com a DGE (Direção-Geral da Educação) e com o PÚBLICO na Escola, projeto de educação para os media do jornal PÚBLICO.
Foram mais de 100 os alunos que marcaram presença, juntamente com cerca de 40 professores que os acompanharam. Os inscritos, de norte a sul do país, chegaram a Lisboa pela manhã, onde foram recebidos na Escola Secundária Eça de Queirós. A redação do EçaNews foi o local de partida para um dia repleto de aprendizagens. No local onde as notícias do nosso jornal nascem, os alunos tiveram direito a uma pasta que continha todas as informações necessárias ao encontro, juntamente com algumas recordações do jornal PÚBLICO.
Por volta das 10h30, já o auditório se encontrava com lotação esgotada. Dinis Marques, diretor-geral do EçaNews, é quem dá as boas vindas aos participantes, seguindo-se uma sessão de abertura que contou com a participação de Maria Eugénia Coelho, diretora do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, e Andreia Sanches, diretora-adjunta do PÚBLICO. Ainda que em formato digital, os participantes tiveram a honra de ouvir João Costa, o atual Ministro da Educação.
Sendo a literacia mediática um dos temas incontornáveis no mundo da informação, é Susana Tavares, Coordenadora do Domínio dos Media na DGE, que elucida os jovens jornalistas acerca deste assunto, além de apresentar os projetos relacionados com os media, desenvolvidos e apoiados pela Direção-Geral da Educação.
Seria impossível falar de jornais escolares e do mundo dos media na educação sem referir o PÚBLICO na Escola, por isso, é Bárbara Simões, uma das coordenadoras do projeto, que o apresenta aos alunos e professores.
E como sem alunos não seriam feitos jornais escolares, foram eles os protagonistas do principal momento do encontro - a partilha de experiências. Vencedores das últimas edições do Concurso Nacional de Jornais Escolares estiveram presentes para se dar a conhecer. Entre eles, o EçaNews, a revista Brick, o Horta das Notícias, O Riscado, o Poeta, o Ponto, o Ponto&Vírgula, o Mar da Palha e o Comunica.
Depois de uma breve pausa para almoço, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do jornalismo. Géneros Jornalísticos, Multimédia, Design Gráfico e Jornalismo Digital foram os workshops dinamizados por jornalistas de referência do jornal PÚBLICO. Enquanto isso, os professores que lideram os jornais escolares puderam conhecer mais sobre a utilização do jornal em contexto de sala de aula, pela mão de Bárbara Simões.
Sónia Sapage, editora-executiva do PÚBLICO, conta ao EçaNews que os jornais escolares permitem combater a desinformação. "Eu acho que sem iniciativas como esta, vocês acabam por não perceber como é que funciona o jornalismo e o que é torna o jornalismo numa profissão nobre e diferente de entretenimento, humor, etc. Estas iniciativas, ao pôr-vos em contacto, não só com jornalistas, mas também com as técnicas que eles usam, com a maneira como funciona uma redação, ajuda a validar o jornalismo e a distingui-lo como algo que merece a confiança do público.", afirma.
Já Rita Ferreira, editora de sociedade, também do jornal PÚBLICO, revela em entrevista ao EçaNews que os jornais escolares devem ter toda a importância, uma vez que "o jornalismo é um pilar da democracia". Projetos como este encontro são essenciais, segundo Rita, porque servem para contactar com aquilo que é a realidade da profissão de jornalista.
De regresso ao anfiteatro da escola, Susana Tavares e Maria Eugénia Coelho foram as responsáveis pelo encerramento do encontro. Dinis Marques, anfitrião do evento, rematou que "o jornalismo escolar é um dos pontos de partida para uma sociedade mais democrática".
O 1.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas foi noticiado no jornal PÚBLICO, na versão impressa e digital. A reportagem, da autoria da jornalista Carolina Franco, que acompanhou todos os preparativos para o grande dia, pode ser lida aqui.
O evento será brevemente disponibilizado no site do EçaNews e no Youtube do nosso agrupamento.
Texto: Dinis Marques


O EçaNews, enquanto principal organizador deste encontro, sente um enorme orgulho por todo o trabalho desenvolvido pelos nossos parceiros, nomeadamente a DGE, com destaque para Susana Tavares e Elsa Mota, e o PÚBLICO na Escola, em especial Bárbara Simões e Carolina Franco. Deixamos ainda um agradecimento especial à direção do agrupamento e aos alunos e professores quem compõem os cursos profissionais de Organização de Eventos, Multimédia e Interpretação. Esta é mais uma conquista para o EçaNews, liderado pelos alunos Dinis Marques, Beatriz Ferrão, Nuno Sampaio, Beatriz Marvão e Maria Inês Curto. Foram meses de muita dedicação e empenho na construção deste encontro, porém que se constituíram gratificantes para a equipa do nosso jornal e para a comunidade escolar.
Comments